segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Qual a importância de um curso ou uma formação em primeiros socorros para profissionais da educação?

Após analisar o currículo do nosso curso, deparei-me com a carência de alguma disciplina relacionada com os primeiros socorros. Muito provavelmente todos nós iremos presenciar situações com crianças que precisaremos de intervir, podendo ser situações leves: como simples cortes e quedas; ou situações mas graves como são as crises convulsivas. Como já me deparei numa situação em que, uma criança de 1 ano, teve uma convulsão, e eu não soube agir, acho muito importante a formação de, pelo menos, todos os profissionais de educação nesta área. Deixo-vos algumas dicas de como atuar numa situação de uma crise convulsiva:

A informação seguinte foi retirada de: Reis, Filomena. Pestana, Vera. Crise Convulsiva. Retirado de: http://www.cuidarcrianca.com/index.php?option=com_content&view=article&id=219%3Acrise-convulsiva&catid=4&Itemid=8. 
  • Deitar a criança (caso ela esteja de pé ou sentada), evitando quedas e traumas;
  • Afastar a vítima de lugares perigosos, como áreas com piscina e próximo de objetos cortantes.
  • Mantenha-se calmo e acalme quem assiste à crise
  • Manter a vítima de lado, com a cabeça baixa, para evitar engasgos
  • Proteger a boca, observando se a língua não está a ser mordida. Se a criança estiver se sufocando com a própria língua, NUNCA ponha a mão dentro da boca para tentar ajudá-la. Ela pode subitamente contrair violentamente a mandíbula, e feri-lo. O simples ato de girar a cabeça para o lado é suficiente para a língua cair e desobstruir as vias aéreas, além de impedir que a criança se afogue na própria saliva.
  • Depois de terminada a crise procurar apoio num serviço de saúde.




Mafalda Pereira

4 comentários:

  1. Acho que é bastante importante para um educador e até para um professor ter um curso/ formação em primeiros socorros. É sempre vantajoso o ter, visto que, num dia que o docente precisar de alguma técnica, saber o que fazer e como pode ajudar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo com a Mafalda e com a Ana Carmo. Acho que era bastante útil que todas nós tivéssemos nem que fosse uma mini-formação sobre cuidados básicos sobre os primeiros socorros. Como te aconteceu a ti, pode acontecer a qualquer outra educadora. Uma criança pode sentir-se mal e nós não sabemos como lidar com isso. Por isso digo, era bastante motivante e útil todas as educadoras terem um curso de primeiros socorros.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que o curso de primeiro socorros, oferecido aos professores é de extrema importância, pois as aulas ocorrem todos os dias e não imaginamos o que possivelmente possa acontecer. Com o curso o professor estaria preparado para qualquer eventualidade. Isso deixa ainda mais claro o diverso papel que tem o professor, existem discursos que dizem que ser professor é "fácil", porém ser um professor comprometido com uma educação intelectual e social dos sujeitos é uma tarefa muito difícil que requer uma formação qualitativa e continuada.

    ResponderEliminar