quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Concordam ou não com o aborto?

  Uma vez que o tema foi abordado na unidade curricular de técnicas de expressão verbal, achei interessante falar um pouco dele, pois é uma temática que dá " muito que falar ".

    O aborto é a interrupção da gravidez, isto é, a expulsão de um embrião ou de um feto do útero antes do final do seu desenvolvimento, provocando a sua morte. A interrupção da gravidez pode ser espontânea ou induzida.

    Como todos devem saber, são variadíssimas as causas e motivos que podem levar a que uma gravidez seja interrompida, quer espontaneamente, quer por indução. A remoção do feto pode ser induzido medicamente com recurso a um agente farmacológico, ou realizado por técnicas cirúrgicas. Em Portugal, o aborto pode ser efetuado até as dez semanas de gestação.

    No entanto, há exceções : É permitida até às dezasseis semanas em caso de violação ou crime sexual (não sendo necessário que haja queixa policial),até às vinte e quatro semanas em caso de malformação do feto e em qualquer momento em caso de risco para a grávida ("perigo de morte ou de grave e irreversível lesão para o corpo ou para a saúde física ou psíquica da mulher grávida") ou no caso de fetos inviáveis.

    A pergunta que agora vos faço é: concordam ou não com o aborto ? Porquê? Em que situações?

Joyce Pereira

6 comentários:

  1. Essa questão é realmente polêmica, a interrupção voluntária da gravidez nos faz refletir sobre seus pontos positivos e negativos. Particularmente acredito que em certas situações realmente a mulher pode optar por retirar o feto de seu ventre, porém, quando ele ainda é um feto. Não apoio o aborto realizado simplesmente pela insatisfação da mulher, acredito que a vida é de extrema importância, sendo desse processo a existência de todos. Precisamos ter consciência de nossos atos para evitarmos uma gravidez indesejada.

    ResponderEliminar
  2. A meu ver o aborto deve ser legal em certas situações, por exemplo em situações em que a mãe é menor, em situações de risco, em situações de violação, entre outras. Contudo não concordo com o aborto em casais com a vida organizada e que o utilizam constantemente. O aborto deve ser legal para situações consideradas de risco quer para a futura criança quer para a mãe e o pai, como a Joyce indicou. Acho que o tema tem de ser falado, cada vez mais, com os jovens adolescentes para que se evitem situações destas. Sublinho ainda que os métodos utilizados de aborto utilizados e legais em Portugal são o método cirúrgico e o método por medicamentos. Podem saber mais através do site APF, sáude sexual e reprodutiva, esclarecendo as vossas dúvidas - http://www.apf.pt/?area=001&mid=004&sid=003 .

    ResponderEliminar
  3. Eu sou contra o aborto excepto de quando a mulher foi violada ou vitima de atos sexuais, quando a mãe está em risco de morrer ou quando são menores. Acho que todos temos o direito à vida e criança que a mãe carrega na barriga não tem a capacidade de se defender e deve ter a oportunidade de viver. Hoje só engravida quem quer. Costuma de haver nas escolas palestras sobre métodos conceptivo e o médico de família, pais e até mesmo professores têm o dever de orientar os adolescentes para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejadas.

    ResponderEliminar
  4. Eu nem concordo nem discordo. Tenho uma opinião muito indecisa. Concordo com o aborto no caso de violação ou que a mãe corra risco de vida. Não concordo com o aborto quando a mulher (casal) decide que afinal não queria ter um filho, ou que levam constantemente a vida a fazer abortos porque não tomam métodos contracetivos.
    Existem métodos contracetivos que impedem a gravidez, que impedem uma gravidez não desejada.
    Uma mulher quando faz um aborto, está a destruir o próprio filho. Não sou da opinião de que um feto não é uma "criança"..É um ser humano que está a lutar pela sua vida e quando menos espera, é retirado antes de tempo porque afinal alguém não o quer. É uma vida!

    ResponderEliminar
  5. Essa questão é realmente polêmica, a interrupção voluntária da gravidez nos faz refletir sobre seus pontos positivos e negativos. Particularmente acredito que em certas situações realmente a mulher pode optar por retirar o feto de seu ventre, porém, quando ele ainda é um feto. Não apoio o aborto realizado simplesmente pela insatisfação da mulher, acredito que a vida é de extrema importância, sendo desse processo a existência de todos. Precisamos ter consciência de nossos atos para evitarmos uma gravidez indesejada.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que essa seja uma das questões mais polêmica de nossa sociedade e de fato é. Bem um posicionamento sobre essa questão está diretamente ligada aos direitos humanos, no qual deve ser levar em consideração n fatores para dizer sim ou não a um aborto, pois, há casos em que se deve fazer um aborto e outros não. Acredito em suma, que não devemos matar um outro ser humano sem este ter a legitima capacidade de defesa, bem como, não devemos deixá-lo vir ao mundo desamparado e sem minimas condições de sobrevivência, mas deve pensar muito antes quaisquer tomada de decisão envolvendo a vida de um outro ser humano, não apenas por uma simples insanidade.

    ResponderEliminar