quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Discriminação na Escola

A discriminação na escola é algo que ocorre frequentemente. Normalmente, os colegas recorrem às diferenças dos outros, como por exemplo, uso de roupas diferentes, uso de óculos, uso de aparelho nos dentes, traços físicos (crianças "gordinhas" ou "magrinhas"), cor de pele ou raça diferente, e gozam com eles. Estas crianças chegam a ser humilhadas publicamente por essas razões e acabam por não gostar da escola, visto que se sentem excluídas pelos colegas de turma e, muitas vezes, nem têm amigos. Ao sofrerem discriminação, as crianças ficam com marcas psicológicas para toda a vida e não têm o aproveitamento devido na escola. Algumas delas faltam às aulas para fugirem aos insultos e às frases maldosas e, assim, acabam por reprovar. Estas crianças, geralmente, por vergonha, não contam estes acontecimentos aos pais ou a outro qualquer adulto, o que torna a resolução deste problema mais complicada.

Na minha opinião, os professores, auxiliares e todo o pessoal que faz parte da escola deveria estar atento ao que acontece entre os alunos. Por vezes, os adultos não dão a devida importância a certos pormenores e pensam que é normal estas coisas acontecerem, contudo, por detrás de uma frase que nos possa parecer brincadeira pode estar uma criança a sofrer e a sentir-se sozinha no mundo, sem apoio de ninguém. Algumas vezes, estes casos podem tornar-se graves e acabarem muito mal, como já pode assistir em algumas notícias nos telejornais.

 O que pensam sobre este assunto tão delicado? 





Inês Ribeiros

4 comentários:

  1. Isto é um assunto muito delicado. Atualmente as crianças ligam muito à imagem e isso está errado. Concordo com a Inês, há discriminação nas crianças no que toca à maneira de vestir, à cor de pele, religião etc. Educadores, professores e especialmente os pais, tem o dever de mostrar que ser diferente não é mau, até pode ser bom. Devemos ensinar às crianças que a cor de pele, religião, língua etc; não vai determinar se uma pessoa é boa ou má. Há que mudar a mentalidade e estar atento a qualquer tipo de discriminação porque se ninguém fizer nada, é certo que as coisas assim nunca vão mudar.

    ResponderEliminar

  2. Concordo quando Inês Ribeiro, afirma no texto que os profissionais da educação devem se manter atentos a isso, visto que, essa ação ocorre no espaço escolar e é de extrema importância que haja um trabalho para impedir essa prática, pois, disso podem surgir sérios problemas de natureza psicológica para quem sofre tal ação, impedindo o gosto pela escola a interação com os amigos e outras inúmeras barreiras, em muitos casos levando ao suicídio.

    ResponderEliminar
  3. Sim, concordo com as demais colegas. Os profissionais da educação devem se manter sempre atentos a sinais de que isso possa estar ocorrendo em sua sala, bem como, os pais ao notar mudanças repentinas no comportamento dos filhos, uma vez que isso pode levar a uma série de casualidades e uma delas como a Carolina citou o suicídio e outra seria ao consumo de álcool e drogas enquanto adolescente.

    ResponderEliminar