quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Insucesso Escolar

O insucesso escolar caracteriza-se pela incapacidade de uma criança corresponder aos objetivos da escola em termos escolares.

As escolas começaram a exigir, por razões económicas e de igualdade, encontrassem formas de garantir o sucesso escolar de todos os seus alunos. O que era atribuído até então ao foro individual, tornou-se subitamente um problema de cariz social. A preguiça, a falta de capacidade ou interesse deixaram de ser aceites como explicação para o abandono escolar de crianças e jovens. A culpa do seu insucesso escolar passou a ser assumida como um fracasso de toda a comunidade escolar. O sistema não criava fatores que motivassem e encaminhassem os alunos para o êxito escolar. 

Sendo assim, as escolas deviam não só atualizar o currículo, mas, também pô-lo em prática, sem deixar nenhum aluno para "trás", não digo que os docentes deixem de ensinar a matéria que têm no seu plano, mas dar aulas de apoio para os alunos que têm mais dificuldade, incentivando-os para que os alunos se interessem mais pela escola.

Sei que é bastante complicado acabar com esta situação, mas, espero que um dia a taxa de insucesso escolar diminua. Talvez os docentes tenham que arranjar outros métodos?

O que acham?



Beatriz Lemos

6 comentários:

  1. Muito bem dona Bea, o assunto interessante :)
    Eu acho que o currículo cada vez mais sufoca o tempo dos professores, a matéria tem que ser dada a tempo, custe o que custar.
    Mas temos que pensar que, os alunos não têm os mesmos tempos de aprendizagem e necessitam de um maior apoio do professor. Se essa atenção não for dada, não houver disponibilidade exterior para estímulos e reforços da matéria, é normal que o aluno se desmotive e desleixe a sua dedicação!

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Na minha opinião para combater o insucesso escolar os professores têm que arranjar novos métodos de ensino, de modo a chegarem a todos os alunos. Os professores devem ter em atenção que a repetição da matéria não é o único método para ensinar os alunos. As crianças são todas diferentes e cada um tem as suas necessidades. Alguns entendem tudo à primeira, contudo nem todos têm essa capacidade. Penso que a existência de aulas de apoio também pode ser uma boa ajuda para esses alunos, mas como é óbvio o professor deve arranjar formas de os motivar.

    ResponderEliminar
  4. Acredito sim que a educação princialmente em alguns países, precisa de uma reforma, visto que, o modelo atual se encontra precário e defasado, não dando conta do verdadeiro sentindo de se ensinar formando cidadães críticos e mais completos.

    ResponderEliminar
  5. Acredito sim que a educação, princialmente em alguns países, precisa de uma reforma, visto que, o modelo atual se encontra precário e defasado, não dando conta do verdadeiro sentindo de se ensinar formando cidadães críticos e mais completos.

    ResponderEliminar
  6. De fato sabemos que muitos fatos levam ao insucesso escolar de um aluno. Não é total culpa do aluno seu insucesso alguns fatores contribuitivos para tal é a metodologia de ensino mal aplicada pelo professor em sala, tempo pequeno para um currículo de conteúdos muito extenso, falta de acompanhamento da família entre outros. Acredito que estes fatores que citei são os determinantes e se revisto terá-se um melhor aproveitamento por parte dos alunos.

    ResponderEliminar