O que é para ti a educação?
Para
mim educação engloba métodos de ensino e aprendizagem. É um meio em que os
hábitos, os costumes e os valores de uma comunidade são transferidos de uma
geração para a geração seguinte.
Antigamente,
os pais só queriam ver os filhos a trabalhar e o estudo ficava sempre para
segundo plano, ou de acordo com a mentalidade da época, era ignorado. Também
achavam que os filhos tinham que crescer logo para ser alguém na vida, tinham
que lutar e enfrentar todos os desafios. Antigamente os pais é que escolhiam a
vida dos filhos. Mas também, antes não tinham disponibilidade financeira para
pôr os filhos a estudar por isso a única solução que havia era pô-los a
trabalhar.
Enquanto
que agora os pais preferem ver os filhos a estudar do que a trabalhar. Os pais
de hoje pensam que o trabalho é só depois de acabarem a universidade. Hoje em
dia, a lei proíbe o trabalho a menores de idade. Os pais de hoje, no fundo,
gostariam que os filhos não crescessem. Crescer para quê? Para morar sozinho,
correr riscos fora da família, trabalhar, etc.
Achei
este tema interessante uma vez que conseguimos ver a evolução da educação.
Felizmente que agora a educação quer em termos de ser em casa ou na escola já
não é como antigamente. Cada dia temos mais liberdade para escolher aquilo que
queremos fazer e não ficarmos presos por aquilo que os nossos pais querem que
nós façamos. Temos que ser autónomos nas nossas decisões.
Ana Carolina
Educar é um conjunto de ações que envolvem desde o ensino até a aprendizagem. O que temos atualmente na sociedade é que as crianças estão "amadurecendo" cada vez mais rápido levando os ao mercado de trabalho posteriormente na adolescência e desenvolverem suas personalidades desde muito pequeninos com base no que são instruídos ou até mesmo pelo que observam.
ResponderEliminarUm tema muito interessante!
ResponderEliminarConcordo com o comentário do Dênis Rodrigues pois eu também acho que as crianças hoje em dia "amadurecem" mais rápido, como muitos dizem. As crianças hoje em dia parece que já nascem ensinadas.
Adorei a imagem, ilustra muito bem a atual situação de educação!
ResponderEliminarAntes as crianças eram os "pequenos adultos" logo, não havia uma preocupação cuidada nem objetivos de estudo.
Nesse aspeto, estamos muito melhor, basta olharmos todos os métodos, teorias e meios para educar que atualmente dispomos, equanto professores e pais.
Mas, ao saber-se mais acerca da educação, acontece o que está retratado na imagem. Os pais partem do princípio que, se os filhos tiverem más notas, o problema estará obviamente no método de ensino ou, no próprio professor!
Vejam só o que nós vamos "aturar" :P
Concordo com o Dênis, com a Elodie e com a Ana. Hoje em dia as crianças crescem muito rápido e muitas vezes os pais não conseguem acompanhar esse crescimento, tendo dificuldade em educá-las. Antigamente as "crianças" só eram "livres" quando atingissem a maioridade e nos dias de hoje "crianças" com 13/14 anos apesar de ainda viverem com os pais são praticamente independentes. Fazendo a sua vida sem que os pais lhe digam nada e muitas das vezes deixando a escola para trás. Muitas vezes, tal como esta na imagem, os pais não entendem as más notas dos filhos indo então falar com os professores dizendo que estes é que não sabem como ensinar.
ResponderEliminarConcordo com todas as vossas opiniões e acho que a educação evoluiu muito ao longo das últimas décadas. Antigamente, os professores eram considerados o "centro" da sala de aula, eles é que sabiam tudo e, quando os alunos não correspondiam às expetativas, eram aplicados castigos que agora seriam impensáveis, como por exemplo, dar reguadas aos alunos. Atualmente, a educação e as práticas educativas são muito diferentes do que eram. Contudo, ainda há muita coisa que pode ser melhorada e a evolução irá continuar.
ResponderEliminarConcordo com vocês. Hoje em dia, os pais responsabilizam o mau desempenho escolar aos professores. Os pais delegam o papel de educação nas escolas e o que está errado. Os pais hoje tem uma vida profissional muito activa o que não facilita a educação das crianças em casa, então ficam descansados porque pensam que a escola é que tem o dever de os educar. As crianças atualmente crescem muito depressa e tornam-se muito independentes, apesar de viverem com os pais.
ResponderEliminar