quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O que é a Educação Especial?


Para mim a Educação especial é um assunto de muita importância, pois fala da educação em crianças que, por terem alguma diferença no seu desenvolvimento, requerem um ensino complementar. 

Existem muitas crianças com casos de educação especial diferentes, temos crianças com problemas visuais, auditivas, mentais, intelectuais ou motoras. Já tive a oportunidade de estagiar numa sala com crianças assim, um era autista de grau avançado e a outra não muito, a diferença era que um aparentemente não parecia uma criança que requer este tipo de educação enquanto a outra criança notava-se logo. 

Na minha opinião, para uma educadora, ter uma sala cheia de crianças e mais duas que requer outro tipo de educação é difícil.


Para tornar esta tarefa mais fácil eu acho que cada sala que tenha crianças com este tipo de educação teria de ter mais vezes uma educadora especializada em educação especial. Porque independentemente destas crianças não puderem ser tratadas de maneira diferente das outras tem sempre que ter uma atenção especial para que consigamos evolução.





Elodie Graça


9 comentários:

  1. Concordo com a opinião de que ter crianças “especiais”, isto é, que requerem outro tipo de educação e atenção, numa sala com tantas outras crianças e apenas uma educadora seja difícil e como tal acho que deveria existir outras pessoas formadas (como auxilio à educadora) para apoiar esses meninos. Porém, acho também importante que eles não se sintam diferentes e que estejam integrados no grupo.

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  2. É muito desafiante trabalhar com a criança portadora de deficiência, eu também já estagiei numa sala com um caso de síndrome de Down.
    Concordo com a Elodie e a Joyce, com a diversidade de novas síndromes e défices no processo de aprendizagem, é fundamental que os educadores tenham e procurem cada vez mais inteirarem-se de novos métodos e estratégias.
    Assim como, ensinar ao restante grupo a aceitar a diferença e a conviver diariamente! :)

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  3. Concordo com o exposto acima. Integrar este aluno aos demais alunos considerados "normais" é extremamente fundamental para a aprendizagem destes, bem como a formação do profissional a lidar com esse aluno deve ser rigorosa e contínua uma vez o que o sou preparo deve ser transparente em sala de aula, isto é não se deve colocar um profissional/especialista em sala de aula que não esteja minimamente preparado a desenvolver seu trabalho de forma eficiente e objetiva.

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  4. Concordo com o facto de ser necessário uma educadora do especial na sala a acompanhar os aluno, sendo que a criança deve permanecer 80% do tempo na sala com os colegas. Assim os alunos aprendem a conviver com pessoas com alguma diferença, tal como os professores que , com a presença de um profissional na área do especial, aprende novas técnicas para ajudá-lo no quotidiano da sala de aula.

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  5. No Brasil o Estado tem afirmado que as escolas estão praticando a educação inclusiva integrando alunos com necessidades especiais nas salas de aulas, porém, o que tenho visto são crianças "especiais" que ficam a parte durante as aulas, os professores não conseguem trabalhar com atividades que envolvam todos os alunos, assim acabam trabalhando de acordo com a maioria, esquecendo as minorias, que são os alunos ditos "especiais". Muitos dos profissionais que atuam na área não estão preparados para trabalhar com educação inclusiva e alegam que só por o alunos estarem em contato com os outros já é importante. Acredito que a socialização entre as crianças é sim de extrema importância, mas também acho importante que os alunos com necessidade especiais desenvolvam suas competências cognitivas, acredito que sem desenvolvimento intelectual desses alunos, não há educação inclusiva nas escolas.

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  6. Não podia estar mais de acordo contigo, Elodie! Trabalhar com crianças "especiais" é um grande desafio e nem toda a gente o consegue fazer. Eu já convivi com uma menina que tinha um problema nos olhos, que neste momento a esta a levar a ficar cega. É muito frustrante ela não conseguir fazer o mesmo que os outros meninos.
    Torna-se muito difícil adaptar certas atividades com estas crianças...nem todas têm capacidade para participar em qualquer tipo de jogo ou de exercício. No entanto, não deixa de ser gratificante ter a oportunidade de trabalhar com crianças diferentes mas no fundo iguais a todas as outras.
    Fico completamente de coração cheio quando tenho a possibilidade de estar com uma criança "especial". Tento ao máximo aproveitar o momento, porque no fundo, estamos a aprender e a crescer com elas.

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  7. Concordo com os meus colegas, também já tive a oportunidade de trabalhar num infantário onde uma das crianças era portadora de uma deficiência e as demais crianças interagiam bastante bem com ela. Não havia diferenças entre as crianças, acho que estes casos são bastante importantes tanto para a criança portadora da deficiência como para as crianças ditas "normais", pois ambas aprendem a conviver sem qualquer tipo de diferença ou discriminação.
    Penso também que apesar destas crianças estarem integradas nas turmas/salas deveriam ter, por exemplo, uma hora ou duas sozinhos com uma pessoa especialista neste tipo de crianças pois estas necessitam de ajuda no seu desenvolvimento.

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  8. Concordo com o publicado acima. Qualquer criança portadora de algum grau de deficiência necessita de muita atenção e alguém que a acompanhe permanentemente, pois apenas uma educadora na sala não consegue efetuar a tarefa. Claro que também acho que tem de haver mais do que uma pessoa e essa deve possuir formação específica.

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  9. Na minha opinião concordo com o facto de ser necessário um acompanhamento especializado com as crianças com necessidades especiais. Estas crianças requerem um certo cuidado nesta fase, pois esta é uma etapa muito importante nas suas vidas, o seu crescimento. Ao mesmo tempo concordo que estas mesmas crianças estejam incorporadas num ambiente o mais integrado possível de modo a atenuar as diferenças e de uma forma cuidada permitir um ambiente saudável e igual entre todas as crianças.

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