quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Papel do educador na creche

Qualquer um de nós sabe que qualquer bebé ou criança necessita de um educador que tenha qualidades muito especiais e também conhecimentos e formação adequada. Não é qualquer um que consegue lidar com um(a) bebé/criança. É necessário saber cativar e saber cuidar.

Por vezes, encontramos educadores em creches com atitudes que nos deixam a pensar. "Mas que jeito tem este educador para lidar com crianças?" Nenhum. É muito difícil lidar com uma criança quando não se é doce, quando não temos habilidade nenhuma para tal.

Mas ser doce, não significa deixar que a criança faça tudo. Isso é ensinar pelo lado negativo. Para conseguirmos obter "respeito" por parte do(a) bebé/criança temos sobretudo que permitir o desenvolvimento da relação educador-criança, criança-educador, através de atenção, gestos, palavras e sobretudo atitudes, devemos estabelecer limites claros e seguros que permitam à criança sentir-se protegida de decisões e escolhas para as quais ela ainda não tenha maturidade suficiente, é importante também permitir o desenvolvimento de autonomia e autoconfiança. Mas o principal faz-se através de observações por parte do educador, para perceber as diversas brincadeiras que cada criança tem e assim poder aplicar jogos e todas atividades ao nível de cada um.

Ser educador, é estar à altura do mundo das crianças, é relembrar e escutar a criança que existe dentro de nós para melhor compreender os sentimentos das crianças. Ser Educador de Infância é saber dar e receber carinho, é saber estar atento ao comportamento das crianças e ter a sensibilidade de perceber quando a criança está carente, ou precisa de falar. É saber ser um verdadeiro Amigo.





Raquel Cavaco

5 comentários:

  1. Gostei muito de texto e penso que hoje em dia, é cada vez mais difícil construir esse equilíbrio entre "o ser amigo" e "o ter uma posição autoritária".
    É por isso que acho fundamental, para quem quer trabalhar com crianças, relacionar-se com elas antes de exercer uma profissão fixa. Há que aprender a respeitá-las, saber impor algumas regras e repreender nos momentos certos.

    Depois dessa confiança de postura, é delicioso receber os miminhos dos fofinhos :)

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  2. Também gostei muito do texto :)
    Claro que temos de nos saber impor e principalmente repreender nos momentos certos como referiu a colega Annie Gomes no comentário. Nós como Educadoras devemos de repreender e não ter medo de o fazer porque é essencial para a aprendizagem da criança, para perceber que o que ele fez está mal e não pode voltar a fazer, com isto, devemos impor o desculpa, por exemplo faltar ao respeito a alguém, devemos repreender, castigar e claro pedir para que peça desculpas. Por vezes nem precisa chegar ao castigo, desde que perceba que o que fez está mal! :)

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  3. Adorei esse texto. Eu em particular adoto em minhas práticas como educador/professor a relação professor-aluno, como "amigos", claro, desde que respeitados limites e regras isso de facto atrai cada vez mais o seu aluno para si e para a sua disciplina gerando cada vez mais interação e aprendizagem.

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  4. Sim, acredito que o educador é apenas um mediar, pois não somos donos da verdade e aprendemos cada dia mais com nossos alunos, sejam eles grandes ou pequenos. Somos a ponte para o desenvolvimento intelectual das crianças, por isso temos que procurar desenvolver um bom trabalho, também somos responsáveis pelo crescimento intelectual e pessoal dos mesmos. Temos que buscar olhar para o mundo com o olhar de uma crianças para podermos entende-la e oferecer a elas um ensino de qualidade.

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  5. Gostei muito deste texto :) Cada vez mais é uma coisa que os professores nem sempre conseguem fazer. É muito importante que haja uma ligação entre aluno e professor.
    Para um pessoa exercer esta posição terá que ter alguma experiência com crianças e saber como lidar com elas.

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