Qualquer
um de nós sabe que qualquer bebé ou criança necessita de um educador que tenha
qualidades muito especiais e também conhecimentos e formação adequada. Não é
qualquer um que consegue lidar com um(a) bebé/criança. É necessário saber
cativar e saber cuidar.
Por
vezes, encontramos educadores em creches com atitudes que nos deixam a pensar.
"Mas que jeito tem este educador para lidar com crianças?" Nenhum. É
muito difícil lidar com uma criança quando não se é doce, quando não temos
habilidade nenhuma para tal.
Mas
ser doce, não significa deixar que a criança faça tudo. Isso é ensinar pelo
lado negativo. Para conseguirmos obter "respeito" por parte do(a)
bebé/criança temos sobretudo que permitir o desenvolvimento da relação
educador-criança, criança-educador, através de atenção, gestos, palavras e
sobretudo atitudes, devemos estabelecer limites claros e seguros que permitam à
criança sentir-se protegida de decisões e escolhas para as quais ela ainda não
tenha maturidade suficiente, é importante também permitir o desenvolvimento de
autonomia e autoconfiança. Mas o principal faz-se através de observações por
parte do educador, para perceber as diversas brincadeiras que cada criança tem
e assim poder aplicar jogos e todas atividades ao nível de cada um.
Ser
educador, é estar à altura do mundo das crianças, é relembrar e escutar a
criança que existe dentro de nós para melhor compreender os sentimentos das
crianças. Ser Educador de Infância é saber dar e receber carinho, é saber estar
atento ao comportamento das crianças e ter a sensibilidade de perceber quando a
criança está carente, ou precisa de falar. É saber ser um verdadeiro Amigo.
Raquel Cavaco
Gostei muito de texto e penso que hoje em dia, é cada vez mais difícil construir esse equilíbrio entre "o ser amigo" e "o ter uma posição autoritária".
ResponderEliminarÉ por isso que acho fundamental, para quem quer trabalhar com crianças, relacionar-se com elas antes de exercer uma profissão fixa. Há que aprender a respeitá-las, saber impor algumas regras e repreender nos momentos certos.
Depois dessa confiança de postura, é delicioso receber os miminhos dos fofinhos :)
Também gostei muito do texto :)
ResponderEliminarClaro que temos de nos saber impor e principalmente repreender nos momentos certos como referiu a colega Annie Gomes no comentário. Nós como Educadoras devemos de repreender e não ter medo de o fazer porque é essencial para a aprendizagem da criança, para perceber que o que ele fez está mal e não pode voltar a fazer, com isto, devemos impor o desculpa, por exemplo faltar ao respeito a alguém, devemos repreender, castigar e claro pedir para que peça desculpas. Por vezes nem precisa chegar ao castigo, desde que perceba que o que fez está mal! :)
Adorei esse texto. Eu em particular adoto em minhas práticas como educador/professor a relação professor-aluno, como "amigos", claro, desde que respeitados limites e regras isso de facto atrai cada vez mais o seu aluno para si e para a sua disciplina gerando cada vez mais interação e aprendizagem.
ResponderEliminarSim, acredito que o educador é apenas um mediar, pois não somos donos da verdade e aprendemos cada dia mais com nossos alunos, sejam eles grandes ou pequenos. Somos a ponte para o desenvolvimento intelectual das crianças, por isso temos que procurar desenvolver um bom trabalho, também somos responsáveis pelo crescimento intelectual e pessoal dos mesmos. Temos que buscar olhar para o mundo com o olhar de uma crianças para podermos entende-la e oferecer a elas um ensino de qualidade.
ResponderEliminarGostei muito deste texto :) Cada vez mais é uma coisa que os professores nem sempre conseguem fazer. É muito importante que haja uma ligação entre aluno e professor.
ResponderEliminarPara um pessoa exercer esta posição terá que ter alguma experiência com crianças e saber como lidar com elas.