A
expressão plástica é uma das técnicas de ensino para com a criança e começa a
ser posto em prática desde muito cedo. São praticadas atividades de forma
diferente e não com aquela definição de obras de arte de desenho, em barro,
entre muitos mais outros. Mas sim, onde a criança expressa as suas emoções,
sentimentos e o que deseja através de materiais plásticos, como a moldagem e
desenho.
A
criança através desta expressão também desenvolve inúmeros conteúdos nela, tais
como:
- Manuseamento dos materiais;
- Motricidade fina;
- Imaginação;
- Criatividade;
- Conhecimento do mundo e daquilo que o rodeia;
- Entre muitos outros...
Na
minha opinião, a expressão plástica é bastante importante para todo o
desenvolvimento da criança e que esse conhecimento irá acompanhá-la ao longo da
sua vida, onde afeta positivamente os pontos referidos anteriormente e também o
físico, biológico e cognitivo da criança.
Ainda
é de salientar que existem infinitas atividades e formas de se trabalhar deste
conteúdo.
Ana Margarida
Estou de acordo com a Ana Margarida. Acho que é importante para as crianças terem desde muito novas atividades de expressão Plástica pois como a Ana disse ajuda bastante no desenvolvimento das crianças. E mesmo que seja uma criança com algum tipo de "problema" que não possa realizar uma atividade, existem muitas mais que poderá experimentar.
ResponderEliminarAcredito que a expressão plástica e bastante relevante para as crianças uma vez que a arte e as expressões são importante no desenvolvimento e aprendizagem dos pequeninos
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarUm tema muito bem escolhido :D
Eliminar"Mas sim, onde a criança expressa as suas emoções, sentimentos e o que deseja através de materiais plásticos, como a moldagem e desenho." Esta frase chamou-me a atenção porque eu por exemplo tive a oportunidade de estagiar com uma criança de cadeira de rodas que não podia andar muito, pois tinha os ossos das ancas a desfazerem-se e os desenhos desta criança eram apenas de cor preta o que provavelmente ele estava a exprimir a dor que ele sentia.
Gosto bastante deste tema, a expressão plástica por norma, é sempre a mais cativante via de expressão de sentimentos, pelas crianças.
ResponderEliminarÉ indiscutível o valor que a plástica assume no desenvolvimento quer de motricidade, quer artístico :)
:D Adorei o tema publicado Margarida! Até porque adoro expressão plástica! Gosto muito de desenvolver atividades com as crianças, através de varias técnicas de pintar e criar. Acho que é bastante importante no desenvolvimento da criança, até porque é muito divertido! :)
ResponderEliminarConcordo com o facto de a Expressão Plástica ser bastante importante no desenvolvimento da criança, pois esta técnica possibilita aprendizagem de diversos conteúdos, numa forma mais apelativa e cativante ao "olhar" das crianças. Por experiência própria pude constatar o mesmo, enquanto estagiei numa atividade desenvolvida por mim, onde os objetivos estipulados foram cumpridos, e onde existiu uma fantástica receptividade/entusiasmo por parte das crianças
ResponderEliminarA meu ver todas as expressões são auxiliares do educador/professor pois permitem-no trabalhar conteúdos importantíssimos que são desvalorizados pelas ciências exactas. Todos os dias as crianças observam o mundo e questionam-se, deixando-se invadir por questões inexplicáveis, cabendo ao educador esclarecê-las. Assim, as expressões permitem, tal como a Ana Margarida referiu as " criança[s] expressa[rem] as suas emoções, sentimentos e o que deseja[m]" esclarecendo as suas dúvidas.
ResponderEliminarAcrescento, ainda, que a expressão plástica pode ter imensas funcionalidades, destaco o facto de desenvolverem algum conteúdo e permitirem que o aluno desanuvie e relaxe.