A
língua gestual portuguesa é base fundamental da linguística e assenta na
espontaneidade de comunicação entre os surdos e outros. Os gestos têm sido
considerados uma necessidade de comunicação humana. E como tal, os
"gestos" têm uma importância nas escolas, universidades, associações,
federações, congressos, intérpretes, tribunais, telejornais, etc. para possibilitar
uma maior integração social e comunicação humana dos surdos que se expressam
habilmente desta forma, também para conviverem. A comunicação gestual não é
somente uso dos próprios surdos, é também dos ouvintes que adquiriram o
conhecimento da LGP desde a infância ou através dos cursos de intérpretes. Em
Portugal existem estatisticamente cerca de 150 mil pessoas com deficiência
auditiva (noção onde se incluem os surdos profundos, parciais). Com a ausência
da LGP em algumas das escolas, as crianças ou os adultos podem pôr em causa o
desenvolvimento e integração social da pessoa surda. Na educação, a existência
de escolas próprias para os surdos (crianças, jovens e adultos) é fundamental.
Há professores ouvintes, na carreira do ensino infantil, primário, secundário e
universitário que empregam a língua falada e a língua gestual, pois é
necessário uma representação direta de realidade. Nas escolas a falta de
comunicação por via gestual tem implicações a nível da psicologia das crianças
surdas as quais manifestam algumas dificuldades da perceção pelo facto de haver
alguma falta dos gestos. De facto, as crianças surdas têm dificuldade em
comunicar com os ouvintes, sentindo-se excluídas e rejeitadas. Na minha opinião
acho importante todos os professores e educadores adquirirem conhecimentos
sobre LGP, para caso que num futuro profissional, encontremo-nos uma criança
surda tenhamos a capacidade de comunicar com ela, de modo a que não se sinta
diferente e excluída.
É aconselhável que as escolas tenham
Cursos Básicos de Língua Gestual Portuguesa, para que as crianças surdas e
ouvintes consigam comunicar entre si de modo a não criar divisões e obstáculos
entre elas.
"Os
outros ouvem, eu não. Mas tenho olhos, que forçosamente observam melhor do que
os deles, e tenho as minhas mãos que falam". (Laborit, 1997)
Aprende hoje mesmo o abecedário gestual português
Agora veja o vídeo onde um menino surdo desabafa as suas dificuldades diariamente.
Raquel Correia
Adoro a linguagem gestual acho bastante interessante!
ResponderEliminarNa minha opinião deveríamos ter uma disciplina de linguagem gestual no básico para pudermos comunicar com pessoas que não tenham audição. Pois se não soubermos a linguagem gestual como é que vamos comunicar?
Concordo com o exposto acima , porém não que isso deva ser agregado ao ensino básico, mas como formação complementar uma vez que são a minoria de pessoas que sabem se comunicar por mais esse método de linguagem e é fundamental principalmente para os profissionais que trabalham com educação esta formação complementar.
ResponderEliminargostei :)
ResponderEliminarSim deviamos ter uma cadeira de educação especial ou algo relacionado com tal. É muito importante nós como futuros profissionais saibamos lidar com estas crianças e NUNCA as colocarmos de parte, nem que se sintam discriminadas.
Neste caso, a linguagem gestual, é importante para que a criança consiga mostrar os seus sentimentos e as suas necessidades.
Também acho que todos nós deveriamos saber a linguagem gestual :)
Adorei a citação! Agora que refleti bem sobre o assunto, acho que realmente devia ser parte da nossa educação básica a aprendizagem de LG. Se vivemos em sociedade, temos o dever de comunicar com TODAS as pessoas, sejam elas como forem.
ResponderEliminarEnquanto futuros professores, deveriam então reforçar-nos essa capacidade pois é desumano descartar uma criança por não se conseguir comunicar.
Por exemplo, a minha mãe apresentou-me um rapaz surdo e eu senti-me super mal porque não tinha rapidez a compreendê-lo.
Hoje em dia, as crianças já querem aprender linguagem gestual de modo a que consigam ajudar outras crianças. Mas também, porque acham super divertido aprender uma nova linguagem.
ResponderEliminarE também, era ótimo para nós se tivéssemos uma unidade curricular destinada à linguagem gestual. Quando formos educadores ou professores e tivermos na turma uma criança que seja surda ou muda, como iremos comunicar com ela se não sabemos fazer linguagem gestual?