quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Teatro/Expressão Dramática no pré-escolar?

Algumas escolas, hoje em dia, reservam um dia ou um momento, para dedicar exclusivamente a expressão dramática. PARAR DE PENSAR SÓ NA PEÇA DE FINAL DE ANO!

Sentam-se em roda e debatem temas como: o rosto humano, as várias expressões da cara, como revelam pelo rosto a felicidade, tristeza. Pode-se também associar o que os faz feliz e porquê? Logo aí, está fortemente ativo o desenvolvimento das três áreas de conteúdos: área de expressão e comunicação, área de formação pessoal e social e área de conhecimento do mundo.

O educador pode pedir à criança que imite uma situação ou que cante uma canção e faça algumas expressões, chamadas por ela de «caretas». O famoso jogo de mímica torna-se fundamental para o trabalho de representação de certa figura ou animal no centro da roda, tentando que a restante turma adivinhe.



10 motivos para incluir o teatro na educação infantil:



Assim como este artigo referiu, e já abordámos na nossa unidade curricular de expressão dramática, eu acho muito importante o teatro e a expressão no currículo e alongada até mais tarde. É um importante meio de auto e hétero conhecimento, bem como, nos auxilia a libertar sentimentos menos bons e condensar os necessários.


Qual a vossa opinião acerca da temática?






Ana Gomes

6 comentários:

  1. Eu acho que a expressão dramática deve ter a mesma importância que todas as outras expressões. A expressão dramática pode ser um auxiliar pedagógico, para o professor, de maneira a que sejam transmitidos valores e/ou costumes importantes da sociedade inserida.

    ResponderEliminar
  2. Exatamente como Mafalda citou, esta expressão deve ser colocada em mesmo patamar que as demais, uma vez que são interligadas e complementares entre si. Além do desenvolvimento de personalidade e de pensamento também há o desenvolvimento físico que também é de suma importância nessa etapa do desenvolvimento.

    ResponderEliminar
  3. Com a expressão dramática podemos fazer imensos jogos e atividades na nossa sala/recreio muito divertidos. Assim, conseguimos divertir os pequeninos e melhorar os 10 motivos referidos que eu achei muito interessante e não sabia de todos.

    ResponderEliminar
  4. Podemos trabalhar com a interdisciplinaridade através da expressão dramática. Acredito que a expressão dramática contribui no desenvolvimento pessoal e intelectual das crianças.

    ResponderEliminar
  5. Também acho fundamental existir a expressão dramática no crescimento de uma criança, não só para jogos de conhecimento, aquecimento, memória etc... mas também para fortalecer a sua autoestima e imaginação :D

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o que o texto diz! Agora que nós temos como uma das unidades curriculares, a Expressão Dramática, conseguimos perceber o quão interessante pode ser trabalhar esta temática com crianças. Conseguimos com esta, desenvolver estímulos, divertir-nos, ver até onde a imaginação delas vai e abordar temas interessantes. Penso que devia de existir mais Expressão Dramática, em todas as instituições ligadas à educação.

    ResponderEliminar