quinta-feira, 13 de novembro de 2014

As crianças aprendem pela imitação

Como todos sabem o ser humano aprende a maioria dos seus conhecimentos por imitação daqueles que os rodeiam. As crianças todos os dias, observam os seus pais como modelos a seguir.


Contudo hoje em dia os pais tem comportamentos considerados incorretos que levam as crianças a interiorizar comportamentos e atitudes erradas. 


Deixo-vos dois filmes que demonstram que essas imitações podem favorecer a criança ou torna-las e crianças e risco.




Qual é que será o papel dos pais tendo em conta que os filhos os imitam?



Mafalda Pereira 

6 comentários:

  1. Parcialmente descordo da questão proposta uma vez que as crianças aprendem alguns outros costumes não necessariamente em casa, mas sim em outros ambientes da sociedade observando o que as demais pessoas executam. Acredito que o papel dos pais em relação a aprendizagem dos filhos é inicialmente controlar os hábitos para que não acabem aprendendo coisas que a soociedade regulamenta como "incorreta" tal como o uso de substâncias ilictas, por exemplo.

    ResponderEliminar
  2. Concordo totalmente com a Mafalda. A criança tem por exemplo, os adultos que a rodeiam, logo, os primeiros com que contacta são os seus pais.
    Se o comportamento é correto ou errado, ela não sabe, pois em pequena, não tem noções precisas do que é bom e mau.
    A imitação é o maior e talvez o primeiro meio de aprendizagem! :)

    ResponderEliminar
  3. Também concordo perfeitamente com a Mafalda. E se muitas crianças são como são nas escolas a maioria das vezes é pelo que apreende em casa, ou através de outros adultos que estejam em contacto com a criança. Pois eu muitas vezes já fiz esta pergunta às crianças "Oh meu menino isso não se faz, porque é que fizeste isso?" A resposta é na maioria das vezes o meu pai também faz, por exemplo na etnia cigana tudo o que as crianças levam para o jardim de infância vem essencialmente dos pais, pois é com quem eles mais lidam.

    ResponderEliminar
  4. A partir do momento em que assumimos o papel de "pais" na vida das crianças, há muitas coisas que têm que mudar na vida de um adulto. Ser um exemplo a seguir para o seu filho, é ou deveria ser uma das noções essenciais para o bom crescimento destes. E não só. É isso que também define o que é ser pai ou mãe. Muitas vezes, isso não é possível e a ausência dos pais altera um bocadinho aquilo que é considerado "normal", mas por norma... é aos pais que os filhos vão buscar muito do que aprendem, principalmente enquanto são crianças. Porém também não posso discordar do que o dênis disse, pois também aprendemos muita coisa fora de casa, sejam boas ou más. :)

    ResponderEliminar
  5. Acho que, todas as pessoas, têm a noção de que as crianças aprendem, a maior parte das coisas, através da imitação, daquilo que veem. E concordo com o que a Elodie referiu, acho que as crianças são aquilo que observam em casa. Grande parte das coisas que fazem são aprendidas em contexto familiar. E isso depois vai refletir-se na forma de estar delas, fora desse ambiente. Por isso, acho que as crianças aprendem pela imitação!

    ResponderEliminar
  6. As crianças têm tendência a imitar os adultos. Os pais são os pontos de referência das crianças. Os filhos fazem o que os pais fazem e agem como eles. Acredito que as crianças crescem a imitar seja em casa, na escola ou na rua e penso que infelizmente, a criança não tem noção da diferença do certo ao errado. Simplesmente vêem e fazem. Nós, adultos, temos o dever de sermos bons exemplos para as crianças, seja onde e quando for.

    ResponderEliminar