Começo este texto propondo as seguintes
questões:
1.
Na sua infância possuías um telefone celular?
2.
Quais as principais funções deste celular para você nesta época?
3.
Como podemos considerar um celular "smartphone"?
Antes
de começar utilizarei a denominação celular ao invés de telefone celular e
também que este em Portugal chama-se telemóvel. Ao responder estes
questionamentos nos deparamos com inúmeras diferenças e conceitos que
acompanham a evolução das tecnologias diversas. Possuir um celular a algumas
décadas atrás era algo praticamente inacessível para a maioria das pessoas,
isto é, possuir acesso a um celular que enviasse e recebesse mensagens de texto
(SMS: Short Message Service) e realizasse ligações telefônicas era
mais fácil à aqueles que possuíam maior poder aquisitivo, isto porque ainda na
década passada estavam surgindo os primeiros telefones celulares com tela em
cores mesmo que em baixíssima resolução
Bem,
como percebemos acima, ainda os celulares nesta época possuíam funções
estritamente limitadas ao que comparado ao que vemos e possuímos no mercado
hoje. Ao longo destes últimos anos os celulares ganharam inúmeras funções além
do que podemos considerar básico, isto é, além do envio e recebimento de SMS e
realização de ligações telefônicas, o uso de telas de toque (touchscreen),
acesso a emails, acesso a tecnologia GPS, câmeras, assistente de voz entre
outros. Ao telefone celular que possui funções avanças diversas como as citadas
anteriormente podemos dizer que este se enquadra como um smartphone.
Mas,
em que toda essa discussão relaciona-se com o seu uso em salas de aula?
Ao
longo dos anos, a popularização do celular e as inúmeras funções que ele foi
ganhando é diretamente proporcional ao crescimento da aquisição entre crianças
e adolescentes. A utilização em sala de aula de celulares de forma geral tem-se
tornado cada vez mais frequente, mesmo com a proibição regulamentada em vários
lugares do mundo.
Podemos
pensar que a utilização dos smartphones em sala de aula pode trazer inúmeros
benefícios tais como a pesquisa rápida e interativa sobre os assuntos da aula e
o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares por exemplo, mas desde que os
objetivos educacionais a que se propõem estejam muito bem definidos.
Por
outro lado mesmo com regulamentações proibitivas, seu uso para diversos fins é
frequente o que acarreta que o aluno não presta atenção na aula, atrapalhando
os demais colegas e o professor, valendo o mesmo para tablets e outros. Podemos
concluir assim que a escola não é tão aberta ao uso de tecnologias, sendo assim
regredindo ao tempo e não aproveitando as contribuições e finalidades a que se
destinam na maioria das vezes.
Para
reflexão:
- Em sua opinião a utilização de smartphones em sala de aula é positiva
ou não?
- É coerente a proibição de utilização em celulares em sala de aula?
- Você como um futuro educador/professor permitia o uso em sala de aula?
Saber
mais:
Dênis Rodrigues da Silva
Respondendo à ultima pergunta, eu como educadora poderia não permitir o uso do telemóvel em sala de aula na rotina mas.. Porque não fazer atividades com os telemóveis às vezes?
ResponderEliminarBem pense assim, fazer actividades com os telemóveis mesmo que as vezes não seria permitir o uso em sala mesmo que contra regulamentações proibitivas? Isso seria positivo ou não? Em quais benefícios e/ou consequências isso poderia acarretar?
ResponderEliminarClaro que se fosse proibido não o faria!
ResponderEliminarAcredito que o professor deve utilizar estrategias para o uso do telemóvel na sala de aula, criando atividades que o envolva de forma positiva, não apenas para resolver questões matemáticas, mas de diversas formas, em diversos conteúdos. Para isso é necessário criatividade e dedicação.
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