quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A importância da linguagem gestual na Educação

A língua gestual portuguesa é base fundamental da linguística e assenta na espontaneidade de comunicação entre os surdos e outros. Os gestos têm sido considerados uma necessidade de comunicação humana. E como tal, os "gestos" têm uma importância nas escolas, universidades, associações, federações, congressos, intérpretes, tribunais, telejornais, etc. para possibilitar uma maior integração social e comunicação humana dos surdos que se expressam habilmente desta forma, também para conviverem. A comunicação gestual não é somente uso dos próprios surdos, é também dos ouvintes que adquiriram o conhecimento da LGP desde a infância ou através dos cursos de intérpretes. Em Portugal existem estatisticamente cerca de 150 mil pessoas com deficiência auditiva (noção onde se incluem os surdos profundos, parciais). Com a ausência da LGP em algumas das escolas, as crianças ou os adultos podem pôr em causa o desenvolvimento e integração social da pessoa surda. Na educação, a existência de escolas próprias para os surdos (crianças, jovens e adultos) é fundamental. Há professores ouvintes, na carreira do ensino infantil, primário, secundário e universitário que empregam a língua falada e a língua gestual, pois é necessário uma representação direta de realidade. Nas escolas a falta de comunicação por via gestual tem implicações a nível da psicologia das crianças surdas as quais manifestam algumas dificuldades da perceção pelo facto de haver alguma falta dos gestos. De facto, as crianças surdas têm dificuldade em comunicar com os ouvintes, sentindo-se excluídas e rejeitadas. Na minha opinião acho importante todos os professores e educadores adquirirem conhecimentos sobre LGP, para caso que num futuro profissional, encontremo-nos uma criança surda tenhamos a capacidade de comunicar com ela, de modo a que não se sinta diferente e excluída.
É aconselhável que as escolas tenham Cursos Básicos de Língua Gestual Portuguesa, para que as crianças surdas e ouvintes consigam comunicar entre si de modo a não criar divisões e obstáculos entre elas.


"Os outros ouvem, eu não. Mas tenho olhos, que forçosamente observam melhor do que os deles, e tenho as minhas mãos que falam".  (Laborit, 1997)


Aprende hoje mesmo o abecedário gestual português







Agora veja o vídeo onde um menino surdo desabafa as suas dificuldades diariamente.




Raquel Correia

5 comentários:

  1. Adoro a linguagem gestual acho bastante interessante!
    Na minha opinião deveríamos ter uma disciplina de linguagem gestual no básico para pudermos comunicar com pessoas que não tenham audição. Pois se não soubermos a linguagem gestual como é que vamos comunicar?

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  2. Concordo com o exposto acima , porém não que isso deva ser agregado ao ensino básico, mas como formação complementar uma vez que são a minoria de pessoas que sabem se comunicar por mais esse método de linguagem e é fundamental principalmente para os profissionais que trabalham com educação esta formação complementar.

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  3. gostei :)
    Sim deviamos ter uma cadeira de educação especial ou algo relacionado com tal. É muito importante nós como futuros profissionais saibamos lidar com estas crianças e NUNCA as colocarmos de parte, nem que se sintam discriminadas.
    Neste caso, a linguagem gestual, é importante para que a criança consiga mostrar os seus sentimentos e as suas necessidades.
    Também acho que todos nós deveriamos saber a linguagem gestual :)

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  4. Adorei a citação! Agora que refleti bem sobre o assunto, acho que realmente devia ser parte da nossa educação básica a aprendizagem de LG. Se vivemos em sociedade, temos o dever de comunicar com TODAS as pessoas, sejam elas como forem.
    Enquanto futuros professores, deveriam então reforçar-nos essa capacidade pois é desumano descartar uma criança por não se conseguir comunicar.
    Por exemplo, a minha mãe apresentou-me um rapaz surdo e eu senti-me super mal porque não tinha rapidez a compreendê-lo.

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  5. Hoje em dia, as crianças já querem aprender linguagem gestual de modo a que consigam ajudar outras crianças. Mas também, porque acham super divertido aprender uma nova linguagem.
    E também, era ótimo para nós se tivéssemos uma unidade curricular destinada à linguagem gestual. Quando formos educadores ou professores e tivermos na turma uma criança que seja surda ou muda, como iremos comunicar com ela se não sabemos fazer linguagem gestual?

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