quinta-feira, 27 de novembro de 2014

As crianças e animais de estimação!

Qualquer criança adora a companhia do seu querido animal de estimação, muitos estudos revelam que crianças que vivem com animal de estimação têm menos probabilidade a terem infecções de ouvido ou qualquer outra doença respiratória do que aquelas que não tem um animal por perto, por isso, crianças que crescem ao lado de animais de estimação são muitas vezes mais saudáveis e felizes.

A partir da convivência das crianças com animais, a criança aprende a relacionar-se com as outras pessoas, desenvolvendo a sensibilidade, a observação, a compreensão e os sentimentos de solidariedade, generosidade, afeto, carinho e respeito também para com todos os animais.


Os animais também podem produzir outros benefícios para a saúde. As terapias assistidas por animais são capazes de progredir melhoras físicas, sociais, emocionais e cognitivas humanas. Os animais são indicados para pessoas com deficiências sensoriais (cegos e surdos), dificuldades de coordenação motora, atrofias musculares, paralisia cerebral, autistas, portadores de Síndrome de Down, distúrbios comportamentais.


 Ana Vitorina

8 comentários:

  1. Infelizmente, o nascimento de muitas crianças significa a saída de muitos animais de algumas casas. Muitas vezes, porque tem que ser. Outras vezes porque deduz-se que os animais de estimação vão condicionar o crescimento dos pequeninos. Não concordo. Penso que o convívio com outros seres vivos também é uma forma de uma criança se desenvolver e aprender a lidar com algumas situações que não seria possível se não tivessem animais de estimação! :)

    ResponderEliminar
  2. É muito verdade jéssica, muitos pais/ famílias acham que ter animais com crianças em casa é um "perigo" para elas, pois podem ficar com doenças respiratórias por causa dos pêlos dos animais ou até apesar doenças mais facilmente, mas não é a verdade!!!
    As crianças necessitam de estar em contato com os animais e conhece-los, vendo as suas diferenças e o que eles têm para nos dar. Também desenvolve inumeros aspetos, tais como: a afetividade; a auto-estima e confiança; a concentração; atenção; criatividade, entre muitos outros pontos positivos.
    Ainda é de salientar que para crianças com NEE, a interação com animais é muito importante para o seu desenvolvimento, referindo a equitação, uma técnica bastante utilizava. :)

    ResponderEliminar
  3. Eu concordo com o contacto com animais desde cedo. Assim é que serão formados seres humanos capazes de aceitar todas as espécies exteriores a si e, sensibilizar para futuras defesas contra maus tratos e abusos!
    No entanto, sou um pouco reticente no que toca a gatos. Pessoalmente não me atraia esse animal e como a Margarida referiu, teria talvez dificuldade em pensar que os pêlos não seriam prejudiciais.

    ResponderEliminar
  4. Na minha opinião, o contacto dos animais com as crianças é vantajoso. Com a ajuda dos animais de estimação, as crianças desenvolvem outros sentimentos e competências, como a Ana Vitorina explicitou no seu artigo. Contudo, acho que, para algumas crianças, os pêlos podem ser prejudicais para a sua saúde,como por exemplo, problemas ao nível respiratório. Tenho conhecimento de um caso real. Por outro lado, também pode ser uma mais valia para pessoas com necessidades especiais. Um caso real,que passou recentemente na comunicação social , é de uma história incrível entre um cão e um menino.
    Fica aqui o link para quem quiser ver esta história emocionante: https://www.youtube.com/watch?v=YgQFx9mpbwo .

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, é fundamental que uma criança tenha um animal de estimação. Com a ajuda destes, as crianças adquirem novas capacidades e muito cedo começam a sentir carinho e começam a gostar de animais. Assim, as crianças desenvolvem muitas capacidades como já foi referido pela Margarida Silva.
    Para as crianças com necessidades especiais ainda se torna mais essencial ter um animal.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Ana, os animais de estimação são importantes não só para as crianças , mas para as pessoas todas em geral, apesar de muitas não gostarem e acharem que ter um cão ou um gato em casa não vai fazer com que a sua vida mude, so irão ter mais trabalho, pois como tudo, é preciso ter alguns cuidados.
    Na minha opinião a maior parte das crianças adoram animais e como a Ana diz, aprendem muito com eles. Pode-se pensar que o facto de alimentar, escovar, lavar, mimar um animal não vai servir de nada para as crianças, mas muito pelo contrário, é importante, pois as crianças aprender a ter esses cuidados todos e a preocuparem-se não só consigo mesmas e pensar também nos outros que as rodeiam.
    Por isso, e tendo eu muitos animais, aconselho a ter animais de estimação porque, mudam a nossa vida, para melhor.

    ResponderEliminar
  7. Eu penso que é muito importante que uma criança tenha um animal de estimação. Isso dá-lhe responsabilidade e começa a desempenhar algumas tarefas com alimentar o animal, entre outras. Os animais ajudam ao desenvolvimento das crianças. Ao ter um animal de estimação, as crianças ficam conscientes de que o animal retribui o carinho que lhe é dado e aprendem que o devem tratar tão bem quanto tratariam uma pessoa.

    ResponderEliminar
  8. Acredito que o contato das crianças com animais desde pequeninos, é muito vantajoso sim principalmente no desenvolvimento afetivo dela, porém também é prejudicial a saúde apenas se o animal não for bem cuidado e educado pelos seus donos e para com a criança.

    ResponderEliminar