quinta-feira, 27 de novembro de 2014

É importante frequentar o jardim de infância?

Será que é realmente importante a frequência da criança no jardim de infância? Em Portugal a criança pode começar a ingressar na Creche a partir dos 5 meses de idade. Na minha opinião, é demasiado cedo, visto que ainda se apresenta bastante dependente dos pais e principalmente da mãe.

Por outro lado, o jardim de infância é considerado na maioria dos casos o primeiro espaço onde as crianças iniciam o seu processo de socialização e aprendizagem mais alargados.


Na minha opinião, o ingresso no infantário é fundamental, pois é o local onde as mesmas despertam para outras realidades sociais e culturais, onde aprendem a gerir conflitos, realizam descobertas sobre si mesmas e os outros, exploram, escolhem…


Elena Nedyalkova

7 comentários:

  1. Na minha opinião, é bastante importante que as crianças frequentem o infantário. Uma vez que é lá que conseguem fazer novos amigos, que conseguem aprender coisas novas, etc. Podem não frequentar logo com 5 meses de idade, mas sim a partir de 8 meses ou 1 ano, uma vez que já não estão tão presas à família. O infantário é um sítio de confraternização e de algum modo, um sítio onde podem aprender algo com uma simples brincadeira.

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a ingressão no jardim de infância, é lá que os meninos vão explorar novas aprendizagens que se calhar com os pais, não teriam essas possibilidades.
    Mas atenção, jardim de infância não quer dizer casa! Muitos pais confundem essas duas coisas e deixam os "picaninos" horas a cargo das outras pessoas :\

    ResponderEliminar
  3. Penso que o jardim de infância é uma mais valia em inúmeros aspectos. A interacção das crianças com outro meio para além de casa, com outras pessoas para além das que estão familiarizadas, com outras coisas para além do que estão habituadas é uma mais valia para o desenvolvimento da criança. Para os pais, que muitas vezes não têm possibilidades de estar em casa com a criança o tempo que gostariam de estar após o seu nascimento, também acaba por ser uma facilitação. Provavelmente se não existissem jardins de infância, eu não tinha vindo para este curso e não estaria a escrever este comentário e só por isso, na minha opinião, o jardim de infância também vale a pena! :)

    ResponderEliminar
  4. Em relação à entrada no infantário logo aos 3/5 meses, acho sim que é muito cedo. A criança ainda precisa de estar com a mãe pelo menos no primeiro ano de vida, pois aí nesse ano, ela necessita da mãe, até para criar traços de vinculação, onde é fundamental a presença da mãe perto do bebé.
    Em relação ao jardim de infância, é mais que importante que a criança frequente o jardim-de-infância, é verdadeiramente útil para ela, onde desenvolve todos os aspetos e niveis, tais como o social, emotivo, fisico, inteletual e cognitivo. No jardim de infância, ela terá uma aprendizagem e conhecimento que não é possivel de a ter no 1º ciclo. É o inicio para que o individuo se forme e também conheça as suas regras, comportamentos e atitudes da sociedade onde se insere e tudo o que a rodeia! :)

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, a ingressão na creche logo nos primeiros meses de vida é precoce, pois os bebés necessitam muito dos pais, essencialmente da mãe. No entanto, acho que os pais não fazem isso porque "querem", ou seja, alguns podem ser "obrigados" pois têm que trabalhar. Qualquer mãe e pai gostaria de ficar a "saborear" os primeiros momentos com o seu filho. Porém, acho fundamental as crianças frequentarem o jardim de infância , pois é lá que iniciam o processo de socialização e de aprendizagens . É o início da formação da criança, a todos os níveis !

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Elena e com todas as minhas outras colegas, acho que é demasiado cedo, aos cinco meses, para uma criança frequentar um jardim de infância. Mas, no meu ponto de vista, penso que é fundamental para as crianças, a presença num jardim de infância, uma vez que, este se pode considerar como um dos primeiros "objetos de socialização", na vida de um ser humano. Pois é lá que ela vai conviver com outras crianças. É lá que vai desenvolver laços diferentes, daqueles que tem com os pais.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com a questão proposta no texto e com as opiniões de minhas colegas, uma vez que a criança ao meu ver pode e deve despertar para novos horizontes da sociedade algo que fica muito restrito apenas sob a tutela dos pais 24 horas 7 dias por semana.

    ResponderEliminar