quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O que é a expressão plástica?


    A expressão plástica é uma das técnicas de ensino para com a criança e começa a ser posto em prática desde muito cedo. São praticadas atividades de forma diferente e não com aquela definição de obras de arte de desenho, em barro, entre muitos mais outros. Mas sim, onde a criança expressa as suas emoções, sentimentos e o que deseja através de materiais plásticos, como a moldagem e desenho.

A criança através desta expressão também desenvolve inúmeros conteúdos nela, tais como:
  • Manuseamento dos materiais;
  • Motricidade fina;
  • Imaginação;
  • Criatividade;
  • Conhecimento do mundo e daquilo que o rodeia;
  • Entre muitos outros...

Na minha opinião, a expressão plástica é bastante importante para todo o desenvolvimento da criança e que esse conhecimento irá acompanhá-la ao longo da sua vida, onde afeta positivamente os pontos referidos anteriormente e também o físico, biológico e cognitivo da criança.

Ainda é de salientar que existem infinitas atividades e formas de se trabalhar deste conteúdo.






Ana Margarida


8 comentários:

  1. Estou de acordo com a Ana Margarida. Acho que é importante para as crianças terem desde muito novas atividades de expressão Plástica pois como a Ana disse ajuda bastante no desenvolvimento das crianças. E mesmo que seja uma criança com algum tipo de "problema" que não possa realizar uma atividade, existem muitas mais que poderá experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que a expressão plástica e bastante relevante para as crianças uma vez que a arte e as expressões são importante no desenvolvimento e aprendizagem dos pequeninos

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um tema muito bem escolhido :D
      "Mas sim, onde a criança expressa as suas emoções, sentimentos e o que deseja através de materiais plásticos, como a moldagem e desenho." Esta frase chamou-me a atenção porque eu por exemplo tive a oportunidade de estagiar com uma criança de cadeira de rodas que não podia andar muito, pois tinha os ossos das ancas a desfazerem-se e os desenhos desta criança eram apenas de cor preta o que provavelmente ele estava a exprimir a dor que ele sentia.

      Eliminar
  4. Gosto bastante deste tema, a expressão plástica por norma, é sempre a mais cativante via de expressão de sentimentos, pelas crianças.
    É indiscutível o valor que a plástica assume no desenvolvimento quer de motricidade, quer artístico :)

    ResponderEliminar
  5. :D Adorei o tema publicado Margarida! Até porque adoro expressão plástica! Gosto muito de desenvolver atividades com as crianças, através de varias técnicas de pintar e criar. Acho que é bastante importante no desenvolvimento da criança, até porque é muito divertido! :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo com o facto de a Expressão Plástica ser bastante importante no desenvolvimento da criança, pois esta técnica possibilita aprendizagem de diversos conteúdos, numa forma mais apelativa e cativante ao "olhar" das crianças. Por experiência própria pude constatar o mesmo, enquanto estagiei numa atividade desenvolvida por mim, onde os objetivos estipulados foram cumpridos, e onde existiu uma fantástica receptividade/entusiasmo por parte das crianças

    ResponderEliminar
  7. A meu ver todas as expressões são auxiliares do educador/professor pois permitem-no trabalhar conteúdos importantíssimos que são desvalorizados pelas ciências exactas. Todos os dias as crianças observam o mundo e questionam-se, deixando-se invadir por questões inexplicáveis, cabendo ao educador esclarecê-las. Assim, as expressões permitem, tal como a Ana Margarida referiu as " criança[s] expressa[rem] as suas emoções, sentimentos e o que deseja[m]" esclarecendo as suas dúvidas.
    Acrescento, ainda, que a expressão plástica pode ter imensas funcionalidades, destaco o facto de desenvolverem algum conteúdo e permitirem que o aluno desanuvie e relaxe.

    ResponderEliminar