quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Uso do telemóvel na sala de aula

O uso do telemóvel na sala de aula é um tema que tem causado alguma controvérsia. Têm sido criadas regras para a não utilização do telemóvel na sala de aula. Uma delas é desliga-lo durante as aulas e mais recentemente apareceu a proibição de telemóvel nas escolas. Mas será que todas estas regras são realmente necessárias? Ou será que a utilização do telemóvel dentro da sala poderia ser uma ferramenta de trabalho para os alunos? As novas tecnologias podem ser uma mais valia para a aprendizagem e como tal o telemóvel pode contribuir para isso.

Na minha opinião, o telemóvel deve ser utilizado na sala de aula. Não como meio de distração para as crianças no sentido de, por exemplo, estarem a enviar mensagens, mas, sim, como meio de aprendizagem. Agora, praticamente toda a gente tem um smartphone, o que permite ter aplicações. Então, penso que os professores podiam utilizar essas aplicações. Existe um vasto leque de aplicações de jogos educativos, que poderiam ser utilizados num dado momento da aula como forma de consolidar a matéria que o professor ensinou e, ainda, com o objetivo de tornar a aula mais descontraída e mais dinâmica.  Outra forma de aplicar o uso do telemóvel na aula seria para fazer pequenas pesquisas na internet sobre um determinado tema ou matéria solicitado pelo professor.


Os professores devem estar sempre a inovar as suas práticas educativas e, como tal, o telemóvel poderia ser útil para mudar o ensino e ajudar à aprendizagem dos alunos. Portanto, o telemóvel não pode ser proibido nas escolas.

Então e vocês o que pensam sobre o uso do telemóvel na sala de aula?


Inês Ribeiros 

6 comentários:

  1. Concordo que poderiam usar os telemóveis não como mensagens mas com as aplicações etc.. O problema é que se os professores atualmente já não conseguem controlar o uso do telemóvel na sala de aula como é que eles iriam controlar se a criança está na aplicação ou a enviar mensagens ou noutro tipo de site qualquer que não faça parte da aprendizagem?

    ResponderEliminar
  2. Excelente questão proposta Elodie!. Um facto que devemos sempre seguir (e assim acredito e sigo), é que quando os objectivos pedagógicos estão rigorosamente bem definidos é difícil a dispersão dos alunos para outras actividades, sendo assim o uso dos telemóveis pode ser tão quão útil para a aprendizagem dos alunos, quanto "quadro, giz e professor", uma vez também que há aplicativos diversos que estimulam pedagogicamente algumas habilidades e competências dos alunos.

    ResponderEliminar
  3. Acredito que a escola deve criar meios para inserir a tecnologia de facto no processo de aprendizado dos alunos. O que vemos é que a escola não trabalha com a realidade do aluno, e a realidade é que a tecnologia está ai, no nosso cotidiano e fazemos uso dela o tempo inteiro, mas a escola se fecha para isso.

    ResponderEliminar
  4. O uso do telemóvel na sala de aula é cada vez mais frequente. É incrível como crianças com apenas 7 ou 8 anos de idade já têm um telemóvel ou um tablet e sabem-no usar na perfeição.
    Os professores deviam criar outros métodos, e o uso do telemóvel com aplicações é um desses métodos. Visto que através dessas aplicações conseguem aprender de uma forma diferente. :)

    ResponderEliminar
  5. Não acho que o telemóvel deveria ser proibido ao ponto de não puder leva-lo para a escola. No entanto, não sei se deveria ser utilizado nas salas de aulas, pois quem nos garante que os alunos não estão a navegar na net, a mandar sms , a jogar invés de estarem a pesquisar sobre um determinado tema ou matéria solicitado pelo professor? Acho sim que, através dos computadores , tablets que a escola possuí ,os alunos tenham de vez enquanto momentos para esse fim, contudo, alguns sites como as redes sociais, sites de jogos estariam bloqueados.

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a Joyce, o telemóvel é um assunto que causará sempre alguma tensão entre professores e alunos. Será quase impossível controlar o uso clandestino de telemóveis, no entanto acho que este não deve ser retirado nem obrigatório ser desligado.
    No entanto, o seu uso para conteúdos escolares não concordo, nunca será garantido o acompanhamento dos alunos. Sim, acho ótimo usar-se a tecnologia na aula, mas através de computadores ou tablets fornecidos pela escola com as aplicações específicas :)

    ResponderEliminar